Os cabelos da História

terça-feira, abril 21, 2015

Olá,
Andei um pouco sumida. mas enfim conseguir voltar!

A moda, mania de cortes de cabelo vem alem de milênios, pensando nisso vou falar sobre os cabelos ao longo da história com enfase para os principais!
(Reprodução)

Na Antiguidade eram comum as perucas e os cabelos loiros :

Para os egípcios, a aparência estava ligada ao status. O temor de piolhos e pragas fazia com que muitos raspassem a cabeça e usassem perucas. O corte mais comum era o reto, na altura da orelha.
(Reprodução)
Na Grécia, o loiro era o ideal. Para pintar as madeixas, eles usavam água de lixívia (um alvejante usado como água sanitária na época) ou enxugavam a cabeça com flores amarelas ou água de macela.
(Reprodução)

Na Idade Média o que predominava na arrumação das madeixas eram os lenços e as tranças:

O moralismo do cristianismo escondeu os cabelos femininos em toucas por alguns séculos. Os germânicos inspiraram as barbas dos homens e as tranças das mulheres. As mulheres da corte e dos feudos só podiam ficar sem touca longe da visão masculina. elas raspavam a cabeça na linha da testa, das orelhas e da nuca.
(Reprodução)

No Renascimento os famosos penteados de Mona Lisa eram febre:

O loiro e o ruivo também faziam sucesso, e as tinturas eram bem populares.A rainha Elizabeth I, da Inglaterra, usava os cabelos ruivos encaracolados, o que também virou moda.

(Reprodução)

No século XVIII predominava o excesso: apliques e farinha de trigo. Um dos exemplos mais nítidos eram os penteados altos, de até 80 centímetros, dos quais a francesa Maria Antonieta foi uma precursora. Empoar o cabelo (cobri-lo com pó de farinha de trigo para dar o efeito branco) virou febre entre homens e mulheres da corte de muitos países.
(Reprodução)

No século XIX surgiu uma técnica de permanente para deixar os cabelos ondulados:

a invenção, por parte do cabeleireiro Marcel Grateau, de um método para manter as ondas no cabelo por mais tempo, usando ferro quente.

(Reprodução)

Na época da Primeira Guerra Mundial predominou os cortes curtos estilo Chanel.
(Reprodução)

Os cabelos na Segunda Guerra Mundial continuam curtos, mas ondulados. Na França da Segunda Guerra, as mulheres que se relacionavam com soldados alemães eram consideradas traidoras e tinham seus cabelos raspados em público(violência oxe!).
(Reprodução)

Nos anos 50' a sensualidade estava evidente com franjas , volume, rabo- de - cavalo e com muita Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.
(Reprodução)

Os anos 60' foram a marca registrada dos cabelos altos e coques. A atriz Brigitte Bardot lançou o corte chucrute, um penteado alto com um coque frouxo.
(Reprodução)


Anos 70' , os anos dos hippies e da galera do black power. 
(Reprodução)

Anos 80' a época do despenteado volumoso.
(Reprodução)


Anos 90' , muitos adereços complementam essa década.
(Reprodução)


Hoje não existe um padrão, e sim muitas releituras!

Até á próxima beijos,


fonte : G1

You Might Also Like

7 comentários

  1. estou participando do sorteio... adorei o blog..beijos

    ResponderExcluir
  2. Tantas mudanças, né? Mas cada época teve o seu charme. Me julguem, mas eu amo a exuberância capilar dos anos 80 rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal sua ideia, os cabelos realmente dizem muito sobre a história e vão mudando totalmente, né? Acho até que há uns anos a moda eram os alisados, na época em que surgiu aquele monte de escovas de chocolate, de leite, de sei lá o quê... hahahaha Mas também depende do lugar!

    ResponderExcluir
  4. é engraçado como evolui e acaba voltando a moda sempre depois de alguns anos né? Vejo muita influencias passadas nas tendencias de hoje... Bjs

    ResponderExcluir
  5. Caramba como muda né? eu queria ser no ano 80 hahaha <3

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal, nem imaginava como se pontava os cabelos na antiguidade, e nem que elas pintavam kkkkk Mulheres... passa o tempo e nós não mudamos. Uhuuuuuh!!! :D bjks
    www.WalMontani.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana seu post, aprendi muiita coisa! Já vi em alguns lugares a forma de clarear o cabelo com marcela mas não sabia a origem adoreei!!!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images